Bauru, SP Era Dia de Tiradentes, mas parecia Sete de Setembro, ou final de Copa do Mundo com a seleção brasileira campeã, tamanha era a quantidade de moradores que se vestiram de verde e amarelo para receber o filho mais ilustre, Marcos César Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, na sua volta do espaço.
Pontes chegou por volta das 9h30, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e acompanhou por cerca de uma hora e 30 minutos as homenagens prestadas a ele. Aviões da
Esquadrilha da Fumaça agradeceram a Pontes com frases escritas no céu azul. Pára-quedistas saltaram e a Banda Marcial tocou hinos, enquanto milhares balançavam pequenas bandeiras de papel do Brasil, distribuídas por alunos do Serviço Nacional da Indústria (Senai), escola na qual Pontes estudou durante a adolescência.
Ao usar o microfone, Pontes agradeceu as boas-vindas e falou da emoção de estar de volta à terra onde nasceu e foi criado.
Do aeroporto, Pontes foi levado em caravana de quase uma hora no alto de um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade, sempre com a Bandeira brasileira à frente. Por onde passava, era recebido com beijos e acenos. "Nunca Bauru fez tamanha recepção a um de seus filhos. Isso mostra que a cidade se redimiu da apatia que reinou na noite de sua partida, quando poucas pessoas acompanharam a decolagem da nave que o levou ao espaço em 30 de março", afirmou Luiz Carlos Pontes, irmão do astronauta. "Ele não é mais nosso, agora é do Brasil", completou a irmã de Pontes, Rosa Maria Pontes.
Depois de chegar ao Teatro Municipal, onde recebeu novas homenagens, Pontes falou sobre as críticas à viagem. "Sempre haverá críticas. Se não fosse por essa viagem, seria por outra coisa, acho isso natural. Há sempre alguém para se criticar e há prioridades, mas não sou eu quem as escolhe. Não sou político, nem da parte administrativa para elegê-las. Sou um técnico e desempenhei a função para a qual fui escolhido" afirmou. "Acho que essas críticas foram uma deselegância para com o cientistas que enviaram as experiências ao espaço", completou.
Moraes derruba sigilo da delação de Cid e notifica citados em denúncia da PGR
Bolsonaro será preso? Acompanhe o Entrelinhas e entenda o que pode acontecer após denúncia da PGR
Múcio diz que denúncia da PGR serve para livrar militares de “suspeições equivocadas”
Empresa de Trump e plataforma de vídeos Rumble processam Alexandre de Moraes nos EUA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora