Para comemorar os 98 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, a comunidade nipo-brasileira de Curitiba está promovendo uma festa no Museu Oscar Niemeyer, que vai até este domingo à noite.
É o 16.º Imim Matsuri, Festival da Imigração. As atividades são desenvolvidas no pátio do museu, no Centro Cívico, e pela primeira vez a festa é realizada durante quatro dias, sempre com comida típica, apresentações culturais e ainda uma boa mostra do artesanato japonês. No domingo, o público poderá assistir ao jogo Brasil x Austrália na festa, pois serão montados telões especialmente para a torcida brasileira.
Os primeiros imigrantes japoneses, segundo reportagem do Paraná TV deste sábado, chegaram ao Brasil pelo porto de Santos, em 18 de junho de 1908. Eram 781 pessoas que vieram a bordo do navio Kasato Maru, cheias de esperança, para trabalhar numa terra de idioma e costumes totalmente diferentes. Nesses 98 anos, a pequena comunidade se transformou num expressivo contingente, de 1,3 milhão de pessoas, sendo que no Paraná moram 150 mil descendentes.
A festa em homenagem aos ancestrais desses imigrantes tem ainda os tradicionais shows de tambores, danças folclóricas, karaokê, demonstrações de ikebana, origami, exposição de mangás e apresentações de artes marciais.