• Carregando...

O 3.º Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu foi aberto ontem, em Foz do Iguaçu, com mudanças que buscam atrair mais público. A principal delas foi a transferência da exposição para uma praça situada no centro. Nas duas primeiras edições um hotel de luxo foi escolhido para receber os trabalhos. O evento termina no próximo domingo.

Produzidos com o tema Planeta Criança, os 300 cartuns finalistas estão na Praça das Nações, em frente ao Colégio Estadual Bartolomeu Mitre. O local, batizado de Usina do Riso, é passagem obrigatória para a maioria das pessoas que percorre a área central do município, inclusive os turistas. Antes, a montagem estava restrita a quem fosse ao hotel localizado fora do eixo urbano.

A medida agradou ao público. Acompanhado de colegas, o estudante Douglas de Alexandrino Bail, 11 anos, disse nunca ter visto cartuns ou grandes amostras até olhar os painéis. "Tinha olhado alguns quadros, mas nada desse tamanho. Estou gostando muito. A mudança de sede foi legal", afirmou o aluno da 5.ª série e morador do Jardim Itália, situado na periferia de Foz do Iguaçu.

Outro aspecto interessante é a origem dos trabalhos apresentados. Segundo a organização, foram inscritos quase 5 mil cartuns, vindos de 92 países. Chama atenção o interesse dos artistas em fazer traços voltados para crítica e comportamento social.

O Paraná conseguiu sua maior participação entre as três edições, com 18 finalistas (em 2003 foram 8 e no ano passado 12). O festival distribuirá US$ 20 mil em prêmios. O vencedor, que levará US$ 10 mil, será anunciado no sábado. O bicampeão do festival, o russo naturalizado israelense Yuri Ochakovski, concorre novamente ao título.

O público pode ver ainda os finalistas da primeira edição ("Planeta Água") e da segunda edição ("Planeta Turismo"), além das exposições "Ziraldo 50 anos de Humor", "Henfil 60 Anos", "Rango", "O melhor do cartunismo paranaense" e uma exposição do Maurício de Souza, que deve visitar a montagem, assim como Ziraldo —presidente de honra do Festival.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]