O Festival Mia Cara Curitiba, evento que busca trazer a cultura da Itália para mais perto da comunidade de imigrantes italianos, começa neste sábado na capital paranaense e vai até o dia 9 de junho. O Mia Cara Curitiba é uma parceria entre o Consulado Geral da Itália em Curitiba e a Universidade Livre da Cultura. Durante os 16 dias do festival, serão realizados diversos eventos culturais, musicais, gastronômicos e esportivos.
Essa é a terceira edição do festival, que também homenageia o dia da República Italiana declarada em 2 de junho de 1946. De acordo com o Cônsul Geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, o festival surgiu como uma forma de festejar a "italianidade" do curitibano. "O curitibano nem percebe, mas tem muito do comportamento do italiano", diz. Para di Venezia, o Mia Cara Curitiba é uma forma de trazer à Curitiba não só o folclore e a cultura italiana, mas também a Itália de hoje. "O festival traz, além das tradições, muito da cultura italiana atual, como cursos de design, moda e culinária", comenta.
Entre os destaques da programação estão a Macarronada do Chef, que servirá uma tonelada de macarrão preparado pelo chef Ricardo Filizola, e o show da cantora Zizi Possi, que ocorrem hoje na Boca Maldita, no Centro da capital.
"Espero que os curitibanos possam lembrar as origens e conhecer um pouco melhor a Itália de hoje", completa Venezia.
Destaques
Confira a programação para esse fim de semana:
Sábado, dia 25
Macarronada do Chef.
Rua XV, em frente do Palácio Avenida. Das 11 h às 14h30. R$ 10 a porção individual.
Show Zizi Possi e banda
Boca Maldita. Às 16 horas. Gratuito e aberto ao público.
Sábado, dia 25 e domingo, dia 26
Exposição de réplicas dos libretos de Verdi; de gravuras de Celso Coppio; e de fotografias de Paolo Barone
Salão de Exposição do Teatro Guaíra (R. Conselheiro Laurindo, s/n) . Das 10 h às 18 horas.
Gratuito e aberto ao público.
A programação completa pode ser encontrada no site www.miacaracuritiba.com.br