Fevereiro será um mês com diversos fenômenos astronômicos a serem observados no céu.O principal deles é um eclipse solar parcial, que irá escurecer o dia 26 - domingo de carnaval. Segundo o presidente do Grupo de Estudo e Divulgação da Astronomia de Londrina (Gedal), professor Miguel Fernando Moreno, esse eclipse ocorre quando a lua se coloca entre a terra e o sol. A lua passa a cobrir uma parte do astro, criando uma auréola laranjada. “É como se o Sol fosse uma moeda de um real, e a Lua uma moeda de 50 centavos”, compara o professor.
A observação desse e de outros fenômenos, porém, depende de uma série de fatores. Um eclipse lunar que ocorrerá no dia 10, por exemplo, não poderá ser visto, pois acontece quando a Lua passa por uma área não iluminada pelo Sol, permanecendo oculta. Outro evento que não poderá ser visto é a chuva de meteoros Alfa-Centaurídeos, do dia 8.”É que, além de o volume da chuva não ser tão intenso, a lua estará em sua fase cheia, ofuscando totalmente o brilho dos meteoros”, explica Moreno.
Confira os principais fenômenos a serem observados nos céus ao longo do mês, de acordo com o professor Miguel Fernando Moreno:
Dia 15 - Conjunção da Lua com Júpiter
Uma conjunção acontece no dia 15 entre a Lua e o planeta Júpiter. Conjunção é o termo utilizado para designar a proximidade visual entre os astros no céu, de acordo com o professor Moreno. O fenômeno poderá ser observado a olho nu ou com binóculo.
Dia 20 - Encontro entre Lua e Saturno
No dia 20, é a vez de Saturno se aproximar da Lua, formando mais uma dupla bonita de ser observada, tanto a olho nu quando por binóculo.
Dia 26 - Eclipse solar parcial
Um eclipse solar parcial irá escurecer o domingo de carnaval de 2017. O fenômeno acontece na manhã do dia 26 de fevereiro, e será visível no Paraná. Quanto mais ao Sul do estado, maior será a porção do Sol eclipsada pela Lua. Em Londrina, por exemplo, a Lua encobrirá 33% do Sol. Já em Curitiba, a ocultação chegará a 43%.
O fenômeno acontece entre as 10h e 13h, tendo a maior porcentagem encoberta às 11h30. A trajetória completa estimada pelo eclipse pode ser conferida em um gráfico criado pela Nasa.
O professor Moreno chama a atenção para os cuidados necessários para a observação segura do evento: “é preciso usar protetor solar e óculos de sol”, alerta.
Colaborou: Cecília Tümler
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião