A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, informou nesta segunda-feira (21) que os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas das chuvas em Alagoas e Pernambuco poderão ser feitos a partir da próxima semana.
"Normalmente, demora cinco dias úteis para liberar. Acho que não demora mais. A partir da próxima semana, os saques poderão ser feitos", disse ela. O anúncio de que os valores poderiam ser sacados foi feito nesta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A presidente da Caixa lembrou que os saques estão limitados a R$ 4.650 por pessoa, ou a todo o saldo, caso o trabalhador tenha menos do que este valor em seu FGTS - assim como aconteceu para as vítimas das chuvas em Santa Catarina e no Rio de Janeiro no passado.
Chuvas
Nos dois estados, Alagoas e Pernambuco, há pelo menos 31 mortes confirmadas e mais de 100 mil pessoas desabrigadas pelas chuvas que atingem a região desde a semana passada.
Em Alagoas, 21 municípios foram prejudicados e 15 estão em situação de calamidade pública, de acordo com decreto publicado no "Diário Oficial" do estado. A Defesa Civil confirmou 19 mortes. Cerca de 70 mil pessoas foram afetadas. Mais de 4,1 mil casas foram destruídas.
Em Pernambuco, a Defesa Civil confirmou 12 mortes provocadas pelas chuvas desde a semana passada. No estado, 53 municípios relataram danos e 13 decretaram situação de emergência. Cerca de 40 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e seguiram para abrigos públicos e residências de amigos e parentes.