Terminou na tarde deste sábado (23) o prazo para regularização do título de eleitor. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ficou de plantão em todo o Paraná e o movimento foi considerado grande. Também terminou neste sábado o prazo para quem quer comunicar a transferência de domicílio eleitoral e para portadores de deficiências que desejam pedir para votar em seções especiais.

CARREGANDO :)

Quem não regularizou seu título não poderá votar no referendo sobre venda de armas em 23 de outubro. Em todo o país, os eleitores vão responder à pergunta: "O comércio de armas deve ser proibido no Brasil?". A votação é obrigatória para maiores de 18 anos e facultativa para jovens com idade entre 16 e 18 anos. Analfabetos e pessoas com mais de 70 anos também podem escolher se querem ou não participar do referendo.

Quem não conseguir regularizar a situação de seu título neste sábado pode procurar o TRE ou fóruns e pagar uma multa de R$ 3,50. Mesmo assim, não será possível votar no referendo.

Publicidade

O eleitor que estiver fora do país na data do referendo tem até 30 dias após o seu retorno para justificar a ausência à Justiça Eleitoral. Quem estiver no país, mas fora de seu domicílio eleitoral no dia do referendo, terá 60 dias para proceder da mesma forma.

Opiniões contrárias

Nesta sexta-feira, o Congresso Nacional registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as duas frentes parlamentares que reunirão entidades representativas da sociedade civil para representar as correntes favoráveis e contrárias à comercialização de armas. A frente "Por um Brasil sem Armas" será comandada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a frente "Pelo Direito da Legítima Defesa", pelo deputado Alberto Fraga (PFL-DF).

Cada grupo vai elaborar sua campanha para os horários reservados ao debate sobre o tema nas emissoras de rádio e televisão. Eles também poderão promover pesquisas e estudos sobre o desarmamento, além de instalar outdoors nas cidades para convencer a população de seus pontos de vista.

Veja como ficaram compostos os grupos

Publicidade