No primeiro dia de ampliação do horário (até as 18h) do setor de solicitação de benefícios das nove agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) no Paraná, o movimento dos segurados foi considerado normal - ou seja, filas só pela manhã. As pessoas pareciam ainda não ter conhecimento do novo horário.
Na agência da Rua XV de novembro, em Curitiba, havia fila de segurados pela manhã, porém a demora era de aproximadamente 20 minutos até o atendimento. Uma melhora considerável se comparado com as duas horas de espera enfrentada pelos segurados na semana passada.
Já no período da tarde, que se esperava movimento na área de solicitação de benefícios, o número de atendimentos foi muito baixo. De acordo com a assessoria do INSS, por volta de 17h30, havia apenas uma pessoa sendo atendida na agência da rua XV que normalmente recebe 800 pessoas.
Na agência de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, que diariamente recebe uma média de 600 pessoas, às 17h não havia nenhum segurado sendo atendido.
Para a assessoria do instituto, o segurado tem a cultura de ir cedo para agência imaginando que se chegar tarde não será atendido. Além disso, nem todas as pessoas estão sabendo da ampliação do horário. Essas seriam as explicações para as pequenas filas que se formaram no turno da manhã e o fraco movimento à tarde.
A razão pelo rápido atendimento e a redução do tempo nas filas, de acordo com a assessoria de imprensa do Instituto, é que houve remanejamento de funcionários. O pessoal que trabalhava atrás dos balcões, fazendo a análise dos benefícios, foi para o atendimento.
Funcionários reclamam
É justamente esse remanejamento de funcionários para o atendimento é que preocupa a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).
Reivindicando contratações, a Federação terá uma reunião com a direção do INSS na noite desta terça-feira para discutir o assunto e o aumento na jornada de trabalho. Se não houver um acordo por parte do instituto, os servidores da Federação já trabalham com a hipótese de nos dias 24 e 25 de janeiro cruzarem os braços. A manifestação seria de 48h como advertência.
Na quinta-feira, às 14h, haverá uma assembléia em Curitiba com os servidores da capital e região. A pauta do encontro será os desdobramentos e decisões que poderão sair do encontro com a direção do INSS.
Agências com horário ampliado
Nove agências estão atendendo de 8h às 18h: as cinco de Curitiba, a de Ponta Grossa, Cascavel, Paranaguá e Guarapuava. Na sexta-feira a diretoria regional do INSS, em Florianópolis - SC, havia informado que o posto de Londrina-Shangrila funcionaria até as 18h, mas a agência está atendendo somente até as 14h.Veja em vídeo como foi o primeiro dia do horário ampliado.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião