Um cão, de cerca de 5 meses, vítima de maus-tratos, foi resgatado pela Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) na última sexta-feira. O cachorro apresentava diarréia, atrofia nos membros posteriores, incontinência urinária e infecção cutânea e intestinal, além de uma possível lesão óssea, que será confirmada hoje em uma radiografia. Existe a suspeita de que o cão tenha sofrido abuso sexual. "É uma hipótese. O que podemos dizer com certeza é que ele foi torturado de forma cruel", diz a veterinária Andressa Campos, da SPAC. O filhote está sendo medicado, mas seu estado ainda é grave. De acordo com Andressa, dependendo do resultado do exame de raio X, o cão poderá ser submetido a uma cirurgia.
O animal, que recebeu o nome de Valente, foi encontrado amarrado e esticado pelas pernas da frente e de trás em duas estacas, com um osso de costela enfiado na garganta e sangrando em um terreno baldio na Vila Juliana, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Soraya Simon, vice-presidente da SPAC, conta que uma moradora avistou o cachorro pela primeira vez no domingo retrasado, o desamarrou e tentou chamar o Corpo de Bombeiros. "Quando ela voltou, o cachorro não estava mais lá. Ela só foi ver ele novamente na sexta-feira, se arrastando, e aí conseguiu nos contatar."
Um boletim de ocorrência para apurar o caso foi aberto na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A moradora que localizou o filhote e outros vizinhos já se dispuseram a depor. "A pessoa que fez isso pode cometer outros crimes, contra pessoas inclusive. É preciso prendê-la", diz Soraya.
Nos últimos meses, um homem foi condenado por ter amputado as patas traseiras do cão Falcão, em Bocaiúva do Sul. Em Curitiba, o cão Pretinho também perdeu as patas, depois de ser amarrado em um trilho de trem. A pena para quem comete maus-tratos contra animais é de três meses a um ano de detenção.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora