Um filhote de Toninha, espécie de golfinho, foi encontrado encalhado e vivo por pescadores na praia de Encantadas na Ilha do Mel, no Litoral do estado, nesta sexta-feira (27). De acordo com informações do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o animal tinha algumas semanas de vida e morreu horas depois de ser socorrido.
A veterinária e pesquisadora do Centro de Estudos, Camila Domit, afirmou que a hipótese mais provável que os pesquisadores estudam é de que o filhote de apenas 63 centímetros de comprimento tenha nascido com uma má formação no pulmão. "Esse possível problema pode ter afastado o animal do grupo. Como ele não conseguia acompanhar os outros, ficou à deriva", explicou.
Várias marcas de dentes foram encontradas no animal. De acordo com a pesquisadora Camila, estas marcas foram feitas por outras Toninhas, que tentaram ajudar o pequeno animal. "Provavelmente a mãe ou outro adulto tentou salvar o filhote", comentou. Diversas amostras do animal foram coletadas para determinar níveis de contaminação e avaliar o provável fato que ocasionou a morte da Toninha, espécie de golfinho mais ameaçado da América do Sul.
Em extinção
A pesquisadora Camila Domit disse que o encalho do animal confirmou que a espécie utiliza o Litoral do estado como local de reprodução. Ela salientou que é preciso que a população tenha consciência e preserve as áreas e unidades de conservação. "Encontramos níveis de contaminação e lixo nos locais de reprodução desses animais. É preciso que haja um bom comportamento das pessoas para que possamos recuperar essas espécies", alertou.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião