Dois filhotes de lobo-guará, espécie ameaçada de extinção na natureza, sobreviveram a um parto de risco e estão prestes a virar atração no zoológico municipal de Sorocaba (SP). Os filhotes machos nasceram no último dia de maio, quando fazia muito frio na cidade, o que deixou a mãe loba muito estressada, segundo a bióloga Cecília Pessuti, responsável pelo setor de mamíferos do zoo.
"Havia risco eminente de morte, por isso retiramos os filhotes do convívio dos pais e fizemos os cuidados neonatais no setor veterinário do zoológico", explicou. A espécie consta da lista oficial de animais ameaçados de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e está classificada na categoria de vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Esta é a segunda cria do mesmo casal de lobos, o que deixou os pesquisadores na expectativa de que eles produzam novos filhotes contribuindo para a preservação da espécie. O zoo de Sorocaba realiza desde a década de 1980 um projeto de conservação da espécie em cativeiro e participa, com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) do Plano de Ação Nacional para Conservação do Lobo-Guará.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora