A queda da verticalização aprovada pelo Congresso Nacional na noite de quarta-feira (25) já causa movimentação entre as cúpulas dos partidos no Paraná. A definição de alianças no estado agora está livre e as siglas podem se juntar como quiserem. A composição das possíveis candidaturas já demonstrou que a oposição leva larga vantagem sobre a situação, principalmente o bloco de apoio à candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do estado.
Mesmo antes da aprovação final da derrubada da regra pela Câmara dos Deputados, prevista para a próxima semana, os partidos começam a definir nomes e alianças. O presidente estadual do PFL, Abelardo Lupion, foi um dos que mais comemorou a queda na medida que obrigava os diretórios regionais a seguir as alianças nacionais. O PFL é um dos partidos que pretende apoiar o candidato do PDT.
A verticalização sempre foi tida como um complicador para a candidatura de Osmar Dias, que poderia ficar impedido de fazer aliança com outros partidos que tivessem candidato próprio à Presidência da República.
Do lado da situação, o presidente estadual do PMDB, deputado estadual Dobrandino da Silva, concorda que o fim da verticalização facilita a articulação dos adversários, mas o governador Roberto Requião (PMDB) também vai sair lucrando. Ele espera que o partido forme um base sólida para fazer frente ao bloco que se desenha do lado da oposição.
Leia a matéria na íntegra no site da Gazeta do Povo (para assinanates)
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora