Congestionamento ao meio-dia em Curitiba está maior do que o do horário da manhã, apostam dados da MapLink| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O movimento atípico do mês de dezembro reforçou um horário de pico pouco usual em Curitiba: o do meio-dia. Dados da Maplink mostram que se por um lado o trânsito médio caiu neste mês – como era de se esperar em um período de férias – por outro os congestionamentos ficaram mais carregados na faixa de horário entre meio-dia e 13 horas.

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De acordo com a Maplink, a média de congestionamento às 8h em Curitiba caiu 37% nos últimos sete dias úteis deste mês, quando comparados com igual período de novembro. Em média, o curitibano enfrentou 56 quilômetros de congestionamentos nas ruas da cidade nesse período de dezembro. No mês passado, essa faixa de horário teve 89 quilômetros de lentidão média.

Já o horário do almoço viveu fenômeno inverso. Entre os dias 13 e 21 de dezembro, a média de congestionamento de manhã na cidade foi de 58 quilômetros. Já no horário do almoço, essa média pulou para 62 quilômetros. A título de comparação, em média, o pico da manhã teve quase 30% mais congestionamentos do que o do horário de almoço no mês de novembro.

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Férias e Natal

A explicação para esse fenômeno pode estar na rotina de compras de Natal. Com o horário do comércio estendido, as pessoas (pelo menos aquelas que estão em férias) estão começando seus dias mais tarde nessa última útil antes da celebração natalina. Segundo informações do Centro de Controle Operacional da Urbs, regiões comerciais de bairros como Rebouças e Ahú também tiveram mudança no comportamento do trânsito nos últimos dias -- com o incremento de congestionamento ao longo do dia ao invés dos tradicionais picos da manhã e do final da tarde.

Outra consequência dessa mudança comportamental está nos estacionamentos. Com menos carros em circulação, tem sido mais fácil encontrar vagas EstaR nas ruas da região central de Curitiba -- principalmente no início do período de rotatividade dessas vagas.

A MapLink é uma provedora de informações de trânsito em tempo real em diversas cidades de todos os estados brasileiros. A sua base de dados históricos de trânsito servem para estudos de origem e destino, estudos de fluxo de veículos e análises históricas de trânsito. Ela é a responsável, por exemplo, por captar os índices de trânsito do Google Maps.