Curitiba e os municípios da região metropolitana (RMC) terminaram o fim de semana com um alto índice de mortes violentas. Entre as 20 horas de sexta-feira (14) e as oito horas de segunda-feira (16), 22 pessoas foram assassinadas, segundo relatórios do Instituto Médico-Legal (IML). O levantamento leva em conta as mortes causadas por ferimentos de arma de fogo ou branca, ou por agressões físicas.
A capital puxou para cima o índice de violência, com 12 casos. A metade dessas mortes ocorreu em hospitais de Curitiba, para onde as vítimas foram levadas depois de terem sido baleadas. Os outros assassinatos foram registrados nos bairros Cajuru (3), Lindoia, Cidade Industrial e Rebouças.
Na região metropolitana, Colombo liderou o ranking dos crimes fatais, com quatro mortes violentas. São José dos Pinhais e Pinhais tiveram dois assassinatos, cada. Madirituba e Fazenda Rio Grande registraram um homicídio. No total dos casos, 20 mortes foram causadas por ferimentos de arma de fogo, uma por arma branca e uma por agressões físicas.
Casos
Em Curitiba, um dos casos de maior repercussão foi o assassinato do gerente de negócios de uma multinacional, Leonardo Henrique Wosniak, de 24 anos. Ele foi encontrado morto com dois tiros dentro do próprio carro um Astra -, estacionado no bairro Rebouças. Horas antes, o rapaz esteve em uma casa noturna no bairro Batel. A Delegacia de Homicídios (DH) tem um suspeito, mas divulga poucos detalhes sobre o caso.
Colombo
Um adolescente de 14 anos foi assassinado na tarde de domingo (15), no Jardim Paloma, em Colombo. Segundo informações do setor de investigações da delegacia do Alto Maracanã, Pedro Felipe Martinez da Silva soltava pipa na Rua Nossa Senhora de Fátima, quando foi atingido por um tiro disparado por outros dois jovens.
"A vítima passava férias na casa de tios. Ele pode ter sido confundido ou ter sido morto por alguma desavença que tenha causado", disse a chefe de investigações Alzira Wagner. Na tarde desta segunda-feira, equipes da polícia estavam nas ruas, apurando o crime.
Outro caso ocorreu por volta das 22h30, na Vila Zumbi. Segundo informações da Polícia Militar (PM), uma casa foi invadida por homens armados, que dispararam contra moradores. Um homem de 31 anos foi atingido por um tiro na perna e socorrido por vizinhos. Terezinha de Fátima dos Santos, de 35 anos, levou um tiro na cabeça e morreu no local.
Pouco depois, por volta da meia-noite, José Rafael de Moraes Ferreira, de 24 anos, foi assassinado, em um atentado ocorrido na Rua Faraday, na Vila Guarani. De acordo com a PM, ele estava em via pública, quando um Celta estacionou próximo e quatro ocupantes teriam descido do carro e atirado diversas vezes contra o rapaz.
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Revista da “direita woke” publica Karl Marx sem querer em pegadinha de crítico
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora