Prepare-se: o domingo (18) será chuvoso em todo o Paraná. Mas, até lá, o tempo permanece estável nesta sexta-feira (16) e também no sábado (17), com variação de nebulosidade apenas na faixa Leste, principalmente nas praias. Nesta quinta-feira (16), uma ressaca atingiu o Litoral e provocou alagamentos entre Paraná e Santa Catarina. Algumas cidades litorâneas ainda podem registrar esse fenômeno nesta sexta, com ondas maiores, mas o ciclone já se afastou dessa área.
As temperaturas já se elevam pela manhã desta sexta na capital, Região Metropolitana e principalmente no Norte, acompanhando as máximas registradas na quinta-feira à tarde. Em Curitiba, a previsão é de picos de 22° C e em Maringá e Londrina as temperaturas alcançam 30° C.
As mínimas voltam a ser mais destacadas na região Sul, onde geou nesta semana, mas os termômetros em General Carneiro, União da Vitória e Pato Branco não chegam a registrar temperaturas abaixo de 9° C. Segundo o Simepar, nas áreas ao Sul e Leste os ventos com fluxo do mar possibilitam a incursão de umidade e formação de nuvens baixas ou nevoeiros em alguns municípios.
Sábado de sol
O tempo segue estável também no sábado, quando o centro mais intenso de uma massa de ar frio se afasta para o Oceano Atlântico.
Com isto, as condições de temperatura apresentam tendência de elevação, com previsão de uma tarde mais quente nas regiões mais ao Norte e também nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba.
Na capital, os termômetros variam entre 11° C e 25°; em Foz do Iguaçu, entre 16° C e 32° C; em Campo Mourão, de 15° C a 31° C; e em Paranavaí, de 18° C a 35° C.
Domingo de chuva
Já o domingo será de pancadas de chuva, com possibilidade de tempestade, em todo o Paraná – o que se estende até segunda-feira (19) principalmente na faixa Leste. As temperaturas ficam na casa das registrada no sábado.
“Uma área de instabilidade que adentra pelo Mato Grosso e Paraguai vai passar pelo Paraná no domingo. A chuva será maior à tarde e deve ter um rescaldo disso ainda na segunda-feira”, explica Tarcísio Valentim da Costa, meteorologista do Simepar.
A última semana de inverno (se encerra na quinta-feira) já terá tempo mais estável em todo o Paraná.