O veranico que tem feito a alegria dos paranaenses em pleno agosto, auge do inverno, já tem data para acabar: a partir desse domingo (23) uma frente fria chega ao Paraná pelo Sudoeste e Oeste e atravessa todo o estado, trazendo chuva para todas as regiões. Mas até lá, ainda dá tempo de curtir um sábado ensolarado e de temperaturas elevadas.
Semana começa fria
O meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen, explica que a partir de segunda-feira (24), a previsão é que as temperaturas caiam significativamente. A frente fria traz chuva e, depois, uma massa de ar polar que causa resfriamento ao longo da semana, mas principalmente na segunda e na terça-feira (25).
O sábado (22) amanhece nublado na porção Leste do estado, mas aos poucos as nuvens se dissipam e o volta a ficar ensolarado. Nas demais regiões, a estabilidade atmosférica garante um dia com sol presente desde as primeiras horas, deixando o clima abafado nos municípios do interior no período da tarde.
Agosto à seco
Agosto é um mês tipicamente mais seco que os outros; ainda assim, tal como julho bateu recordes de chuva, esse agosto foi mais seco do que o normal. Para se ter ideia, o primeiro e único episódio de chuva registrado pelo Simepar até agora em todo o Paraná aconteceu na madrugada de terça para quarta-feira. Foram quase três semanas sem um pingo de chuva.
Em Curitiba haverá o conhecido fenômeno caracterizado pela grande diferença entre temperatura mínima e máxima registradas em um mesmo dia – a amplitude térmica –, a manhã de sábado começa fria, com 10°C, mas ao longo do dia os termômetros alcançam 23°C. No Litoral, temperaturas mais elevadas, chegando a 26°C, mas o céu permanece parcialmente encoberto durante o dia.
A máxima fica com Guaíra: 33°C em pleno inverno e céu limpo o sábado inteiro. Já a mínima fica com Guarapuava que marca 9°C ao amanhecer e no cair da tarde; por lá não chove, mas o dia será nublado.
No domingo (23) a chuva chega em pancadas a partir do período da tarde; do Sudoeste avança para o Oeste, Centro, Norte e Leste. Em algumas regiões, as precipitações serão mais intensas e há possibilidade de trovoadas, como em Foz do Iguaçu e União da Vitória. No restante do estado, serão mais pontuais e breves; na capital, segundo previsão do Simepar, devem chegar apenas à noite. As temperaturas permanecem elevadas: Curitiba marca 25°C.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora