O primeiro fim de semana do ano deve ser chuvoso em muitas partes do país.A área que pode enfrentar maior instabilidade está entre o sul do estado de São Paulo e o leste do Paraná, de acordo com o meteorologista Carlos Moura, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). "Em princípio, a previsão é de chover continuamente durante o fim de semana todo nesses locais", disse Moura.
Para o Rio de Janeiro, a tendência é de que a nebulosidade diminua nos próximos dias e as chuvas contínuas deem trégua. Em Angra dos Reis, onde a chuva provocou deslizamentos e a morte de várias pessoas nesta sexta (1º), a previsão é de chuvas de curta duração ao longo do dia neste sábado (2). Para o domingo (3), o sol deve predominar durante a manhã e podem cair pancadas de chuva à tarde.
As regiões Centro-Oeste e boa parte da Norte, oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, triângulo mineiro e oeste de Minas Gerais, além do centro-oeste do estado de São Paulo e Paraná são áreas sujeitas a fortes pancadas de chuvas a qualquer hora do dia no sábado. A instabilidade deve reduzir em algumas dessas áreas no domingo.
Confira a previsão para o fim de semana segundo o Cptec/Inpe:
Sul
Neste sábado, o dia será nublado e com risco de chuva a qualquer hora do dia no extremo nordeste e centro-leste de Santa Catarina e no Paraná. Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de variação entre sol e nebulosidade.
Para o domingo, a previsão é de sol e nebulosidade, com risco de pancadas de chuva a qualquer hora na maior parte da região.
Sudeste
No extremo nordeste de Minas Gerais e no noroeste do Espírito Santo a previsão é de sol com variação de nuvens neste sábado. Na faixa central e sudeste de Minas e na faixa central do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense, deve haver sol entre nebulosidade variável, com pequena possibilidade de pancadas de chuva à tarde.
No sudeste de São Paulo o sábado deve ser nublado com chuvas intensas em alguns locais ao longo do dia. Na parte leste de Minas, demais áreas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, a previsão é de sol com nebulosidade variável. Nas demais áreas da região deve predominar sol entre nuvens, com risco de pancadas de chuvas. Em alguns pontos poderá chover forte.
Para o domingo, a previsão é de predomínio de nebulosidade e risco de pancadas de chuva na maior parte da região. Para o litoral norte de São Paulo, a previsão é de tempo instável com chuva a qualquer hora do dia. No leste de São Paulo, na Serra da Mantiqueira e no extremo sul do Rio de Janeiro deve haver sol entre nebulosidade variável com pancadas de chuva à tarde.
Centro-Oeste
Em todas as áreas da região, o sábado deve ser nublado com pancadas de chuva forte em alguns locais a qualquer hora do dia.
Para o domingo, a previsão é de predomínio do sol entre muitas nuvens, com risco de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Nordeste
No oeste do Piauí e da Bahia e no estado do Maranhão, a previsão para este sábado é de dia nublado sujeito a fortes pancadas de chuva. Na faixa central da Paraíba, de Pernambuco, no oeste de Alagoas e de Sergipe, além do nordeste e sudoeste da Bahia, a previsão é de sol com variação de nuvens.
Nas demais áreas da região deve predominar sol entre nebulosidade variável com risco de pancadas de chuva a qualquer hora.
Para o domingo, a tendência é de pancadas de chuvas isoladas para grande parte da região.
Norte
Para o fim de semana são esperadas pancadas de chuvas na maior parte da região. No norte do Amazonas, em Roraima, no oeste do Amapá e noroeste do Pará deve haver sol com nebulosidade variável. Nas demais áreas da região está previsto sol entre muitas nuvens com pancadas de chuva.
- Número de mortos por soterramento em Ilha Grande sobe para 20
- Bombeiros retomam buscas por 5 que teriam sido soterrados na Grande SP
- Sobreviventes ouviram barulho muito forte antes da enxurrada de lama
- Chuva deixa áreas de SP em estado de atenção por quase uma hora
- Angra dos Reis cancela festejos e decreta luto de três dias
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião