O fim de semana será fundamental para a Sanepar decidir o futuro do rodízio de abastecimento de água em Curitiba. A companhia espera que as previsões do Instituto Tecnológico Simepar se confirmem. "Há grande possibilidade de chuvas em Curitiba e região. Na tarde de hoje (ontem) já se verificava muita nebulosidade cobrindo a cidade", explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
Segundo ele, a chuva pode até vir na forma de tempestade. "Uma massa de ar frio entrou no Paraná por Foz do Iguaçu. Em contato com o ar quente e seco, a tendência é de que ocorram precipitações intensas e rápidas, com ventos fortes. Esse cenário já ocorreu no oeste e noroeste do estado."
Enquanto a chuva não vem, a estiagem na região de Curitiba gerou mais um recorde. A represa da Piraquara alcançou 6,45 metros abaixo do seu nível normal com as barragens abertas. Em Iraí, o nível era de 4,25 metros abaixo do normal.
O gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antônio Carlos Gerardi, afirmou, durante a semana, que, sem chuva, novas medidas podem ser tomadas. "Se as chuvas não aparecerem, sentaremos para rediscutir o que será feito: aumentar o número de horas do rodízio ou pensar em outra alternativa."
Além das chuvas, os termômetros também podem trazer uma boa notícia. A tendência, de acordo com o Simepar, é de que o calor verificado nessa semana, com temperaturas de até 31°C, não se repita. "A semana deverá ter máximas de 25°C e mínimas de 10°C. Mas a sensação de frio pode ser mais intensa devido à chuva e à nebulosidade", ressalta. O calor intenso provoca um aumento no consumo médio de água. Foi o que ocorreu durante a semana, quando o consumo chegou a 424 mil metros cúbicos por residência. Desde que foi implementado o racionamento, a média estava em 374 mil metros cúbicos.
Hoje o rodízio no abastecimento de água continua. O grupo 2 será atingido pelo racionamento.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora