Cinco pessoas morreram afogadas neste fim de semana no Paraná. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 4 afogamentos aconteceram na região metropolitana de Curitiba e um foi no litoral. Neste domingo (4), dois homens morreram afogados em Piraquara, em situações diferentes.
Às 12h20, José Rafael de Jesus Gonçalves, de 33 anos, foi encontrado afogado em uma cava. À tarde, às 17h15, um veículo caiu dentro do rio na rodovia João Leopoldo Jacomel, nas proximidades do Centro de Treinamento dos Bombeiros, também em Piraquara.
Rodrigo de Jesus Dembinski de Souza, 31 anos, morreu afogado dentro do carro. No sábado, outras 2 pessoas morreram após o carro cair dentro de um rio. Em Fazenda Rio Grande, um veículo foi encontrado dentro do Rio Iguaçu, por volta das 8h45, na ponte velha da Rua Nicola Pelanda.
Querino Costa, aproximadamente 55 anos, e Narciso Carbinato, idade não identificada, estavam dentro do carro e se afogaram.
Litoral
O outro afogamento do fim de semana aconteceu no litoral. Um menino de 2 anos morreu dentro de casa, na piscina.
De acordo com o tenente Leonardo Mendes dos Santos, a criança caiu dentro da piscina e ficou aproximadamente 40 minutos submersa dentro d´água. "O pai estava no mercado e a mãe estava fazendo o almoço e não viu. A criança estava dormindo e quando acordou foi sozinha para piscina", explicou Mendes.
O tenente afirmou que os bombeiros tentaram a reanimação cardíaca, injeção de adrenalina e a criança foi levada de helicóptero para o hospital de Paranaguá, onde foi confirmada a morte. O afogamento aconteceu no Balneário Betaras, próximo de Matinhos.
Salvamentos
Segundo o tenente Santos, neste fim de semana foram feitos 35 salvamentos no litoral e não houve afogamentos nas praias. Até agora, do dia 20 de dezembro para cá, quando teve início a Operação Verão, foram realizados 955 salvamentos. No mesmo período de 2006, os bombeiros haviam feito 1.235 resgates.
"O mar está ajudando, este ano está menos complicado. Mesmo assim, não perdemos a atenção. Também aumentamos as advertências e orientações para a população. O fator preventivo também ajudou para a queda do número de salvamentos. As pessoas estão mais conscientizadas. Quem se afoga é o jovem, que vem sozinho e abusa no consumo de bebida alcoólica antes de entrar na água", afirmou o tenente.
Balanço
Do dia 20 de dezembro de 2006, quando começou a Operação Verão, os bombeiros registraram 11 mortes por afogamento no litoral e 23 em rios e cavas do Paraná.