Internautas registraram ocorrências de geada| Foto: Simepar

Domingo pode ser o dia mais frio do ano na capital paranaense

CARREGANDO :)

As temperaturas no Paraná devem baixar significativamente neste fim de semana em função de uma massa de ar polar que se desloca na Argentina. Deve gear no sábado e no domingo nas regiões Oeste, Central, Leste e Sul do estado. Em Curitiba, a máxima para o sábado não deve passar dos 13°C e a mínima chega a 5°C. No domingo, a temperatura cai ainda mais na capital e os termômetros podem registrar mínima de 2°C e máxima de 10°C.

Segundo o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, do Instituto Tecnológico Simepar, no domingo pode ser registrada a temperatura mais baixa do ano em Curitiba. Mesmo com o frio, não há possibilidade de neve nos próximos dias. "Para haver neve, além do frio, é preciso que a massa de ar seja úmida, como a que passou pelo estado na semana passada, mas desta vez ela vem seca", explica Costa. Também não há previsão de chuva para a capital.

Publicidade

O sol deve predominar em todo o estado durante a tarde, mas não será suficiente para elevar as temperaturas. Também estão previstas geadas para a região Oeste. Em Cascavel e Foz do Iguaçu, a mínima chega a 3°C e a máxima não passa dos 16°C no fim de semana. Em municípios localizados ao Sul do estado, próximo da divisa com Santa Catarina, os termômetros devem registrar temperaturas negativas. Em Palmas, a mínima no sábado pode chegar a -1°C e no domingo a -2°C. No município, a máxima não deve passar dos 10°C.

No Norte e Noroeste, faz frio, mas com menor intensidade. Em Londrina e Maringá, a mínima prevista é de 5°C e a máxima de 19°C para o fim de semana, mas sem possibilidade de chuva. Temperaturas mais elevadas também no Litoral paranaense. Paranaguá terá mínima de 9°C e máxima de 20°C no fim de semana, mas, segundo o Simepar, ventos de até 60 km/h podem atingir a região e diminuir a sensação térmica. A formação de ciclones tropicais também deve provocar fortes ventos nos estados de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

A expectativa é que as temperaturas no Paraná voltem a subir a partir da próxima terça-feira (17), quando a massa de ar polar já estiver mais distante do estado.