A chuva que chegou ao Paraná esta semana e deixou as temperaturas mais amenas deve continuar predominando no estado nos próximos dias. Por isso, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, boa parte do final de semana será de tempo instável, com a presença chuvas fracas e moderadas em todas as regiões.
O motivo de toda essa instabilidade é a influência da umidade vinda do Norte do país. "É a umidade da região amazônica que têm mantido as chuvas muito constantes aqui no estado desde os últimos quatro ou cinco dias. Mas isso deve começar a mudar na segunda-feira [18]", explicou o meteorologista do instituto Reinaldo Kneib.
No sábado (16) e no domingo (17), as temperaturas em Curitiba devem variar entre 15°C e 22°C. Pancadas isoladas sem o registro de ventos fortes serão comuns, com breves aparições do sol ao longo do dia. O mesmo cenário climatológico será presenciado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.
No Litoral, o final de semana será predominantemente chuvoso. Por causa de uma massa de ar frio que deixa o Rio Grande do Sul pelo oceano Atlântico, a temperatura nas praias paranaenses não deve passar dos 25°C, informa o Simepar.
Na região Oeste, mesmo com a presença de chuva, a aparição do sol será mais frequente, o que deixa as temperaturas mais elevadas. Em Cascavel, a mínima esperada para o final de semana é de 16°C no domingo, e a máxima pode chegar aos 28°C neste sábado. No município de Foz do Iguaçu, a variação fica entre 22°C e 27°C no sábado, e 18°C e 27°C no dia seguinte.
Já no Norte do Paraná, as chuvas terão mais intensidade. Em Londrina, a previsão do Simepar é de que o final de semana seja parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas. No local, a temperatura poderá variar entre 17°C e 26°C. Em Maringá, onde a chuva também predomina, a mínima será de 20°C e a máxima de 28°C.
Próxima semana
Com a proximidade do outono, o calor elevado, típico do verão, já não deve mais ser tão marcante no estado. A partir de segunda-feira, com a diminuição da umidade, as temperaturas começarão a se elevar, mas não devem ultrapassar os 26º ao longo da semana em Curitiba e localidades próximas.
Nas regiões Norte e Oeste, onde as temperaturas são normalmente mais altas, a situação será parecida. "Na terça-feira volta o regime de verão no Paraná, com calor durante o dia, que já não vai mais ser tão intenso, e pancadas de chuva isoladas no final da tarde. Essa situação está prevista para próximos sete a dez dias", explicou Kneib.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora