O fim de semana será de sol e muito calor em todas as regiões do Paraná. Uma massa de ar quente e seco que atua no estado deve deixar as temperaturas perto dos 30°C no Litoral, região metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. Em setores mais ao Norte e ao Oeste, os termômetros ficarão ainda mais elevados, com possibilidade de 36°C em Paranavaí, 34°C em Foz do Iguaçu e 30°C em Pato Branco.
Com o tempo seco, o alerta fica para os baixos índices de umidade do ar. Conforme o Instituto Tecnológico Simepar, em alguns casos, principalmente no Noroeste, a taxa poderá ser menor do que 30%, já considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O sol forte com a presença de poucas nuvens também deixa ao extremo o índice de radiação ultravioleta (IUV) no Paraná. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que a taxa que mede a intensidade da radiação solar poderá chegar a 11 nos próximos dias numa escala que varia de 1 a 14. Quanto maior o índice UV, maior é o risco de queimadura na pele devido a exposição à radiação solar em período de tempo curto. O mesmo índice deverá ser medido em Guarapuava, Ponta Grossa e Umuarama.
Já nesta sexta-feira (10), as temperaturas ficam na casa dos 33°C em Londrina, 33°C em Paranaguá e 30°C em Curitiba. Em Matinhos, há previsão de chuva fraca para este sábado (11), mas, mesmo assim, o calor continua forte por lá, com máxima em torno dos 31°C. No domingo pode fazer 27°C, também com pancadas isoladas de chuvas à noite.
Segundo o Simepar, a possibilidade de chuva também pode ocorrer em áreas na divisa com Santa Catarina. Ainda assim, a previsão é de precipitação, no domingo (12), sem influenciar a alta nas temperaturas.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Com imigração em foco, Trump começa a projetar primeiros decretos como presidente dos EUA
Slogans x resultados: a maior vitória de todas é a de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião