A declaração de 16 cidades como territórios livres do analfabetismo no Paraná ficou para o primeiro semestre de 2009. O coordenador do Programa Paraná Alfabetizado, Wagner Roberto do Amaral, explica que houve um atraso no calendário, mas que outros 12 municípios devem ter, no máximo, apenas 4% da população analfabeta índice considerado pela Unesco e pelo Ministério da Educação para definir territórios livres do analfabetismo. "As eleições tiraram um pouco a dinâmica do processo, mas teremos mais cidades que conseguiram reduzir os números", diz. No Paraná, apenas Curitiba, Quatro Pontes e Entre Rios do Oeste são declaradas livres do analfabetismo.
A ampliação da educação infantil em todo o Paraná será uma das batalhas do Centro de Apoio às Promotorias de Educação do Ministério Público Estadual (MPE). De acordo com a promotora de Justiça Hirmínia Dorigan de Matos Diniz continua o trâmite do inquérito civil contra a prefeitura de Curitiba para acabar com o déficit declarado pelo próprio município, de 12 mil vagas nas creches. A promotora ainda ressalta que o problema existe em todo o estado. "Vamos fazer o levantamento dessa demanda em cada município", diz Hirmínia.
Para o superintendente executivo da Secretaria de Educação de Curitiba, Jorge Eduardo Wekerlin, cobrir o déficit de vagas da educação infantil é um dos grandes desafios da próxima gestão do prefeito reeleito Beto Richa. Wekerlin explica que 3.101 vagas já estão cobertas com a ampliação e finalização de novos Centros Municipais de Educação Infantil. Assim, o ano inicia com 9.283 crianças à espera de uma vaga na educação infantil. A pretensão da prefeitura é reduzir essa fila para 7.123, com a criação de mais nove unidades já previstas no orçamento, com custo de cerca de R$ 10 milhões. "O déficit era muito grande, mas tivemos grandes avanços. Saltamos de um investimento na educação infantil de R$ 77 milhões, em 2004, para R$ 155 milhões em 2009."
A qualidade da educação é outra prioridade. Curitiba ficou pela segunda vez consecutiva em 2008 entre as capitais brasileiras com o maior Índice da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade da educação básica. O Paraná foi um dos cinco estados do país com o maior índice. Para a secretária de Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde, as avaliações dos professores e equipe pedagógica vão ajudar a garantir resultados positivos. "Lá na sala de aula vai ter de melhorar. Isso implica não deixar que um contingente grande de alunos saia da escola sem conseguir aprender."
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