Tráfego rumo às praias deve ser intenso
Thomas Rieger, especial para a Gazeta do Povo
Quem pretende ir ao Litoral do Estado durante o feriado de Finados vai precisar ter paciência e atenção redobrada. De acordo com a concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e as praias, há expectativa de um movimento até 40% maior neste fim de semana, com 75 mil veículos circulando nos dois sentidos.
No sábado, no km 71 da rodovia, sentido Litoral, o acesso ao Cemitério Senhor do Bonfim terá um reforço na sinalização entre as 7h30 e 18 horas por um percurso de três quilômetros. Além disso, no km 24 da via, sentido Curitiba, continuam as obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Sagrado, o que deixa parte do tráfego interditado até dezembro.
Na BR-376, que liga o Paraná ao litoral de Santa Catarina, a expectativa gira em torno de 20% de aumento no movimento durante os três dias.
O curitibano que pretende visitar os cemitérios da cidade amanhã, no Dia de Finados, encontrará diversas celebrações e terá um esquema especial de trânsito e transporte coletivo. Os portões abrem entre 7 e 8 horas, e a visitação se estende até 18 ou 19 horas (veja abaixo). Por causa do horário de verão, algumas administrações resolveram ampliar o horário até mais tarde. Os memoriais também abrirão no domingo.
INFOGRÁFICO: Veja o que abre e fecha no feriado
A homenagem aos mortos no Cemitério Municipal Água Verde ocorre às 9 horas, em missa ministrada pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, e animada pelo padre Reginaldo Manzotti. A cerimônia ocorre na Praça Sagrado Coração de Jesus, em frente ao cemitério. No São Francisco de Paula, a missa das 10 horas será celebrada por dom José Mario Scalon Angonese e a das 15 horas, pelo padre Paulo Botas.
No Cemitério do Boqueirão, a partir das 8 horas, haverá orações e distribuição de panfletos por integrantes da Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. No Cemitério Santa Cândida, a homenagem terá teatro e música organizada pela 1.ª Igreja do Evangelho Quadrangular. Os evangélicos também se fazem presentes no Parque Jardim da Saudade, no Fazendinha, a partir das 10h30, em cerimônia organizada pela Igreja Assembleia de Deus.
Deslocamento
O sistema de ônibus vai operar em escala de domingo, mas haverá reforço nas linhas que levam aos cemitérios. A lista com os ônibus e os cemitérios atendidos pode ser consultada no site da prefeitura de Curitiba. Agentes de combate à dengue estarão nos locais orientando os visitantes sobre colocação de vasos, evitando criar focos de proliferação do mosquito.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora