Conheça as principais alterações benignas que podem ocorrer nas mamas. Quem explica é a ginecologista Cláudia Mara Abdala e o mastologista Cícero Urban.
Doenças inflamatórias
Mastite
Ocorre quando um germe entra pelo mamilo e provoca uma infecção. Provoca inchaço, vermelhidão e produção de pus. A aguda é mais comum em mulheres que estão amamentando.
Galacotcele
Obstrução de um ducto lácteo. O mamilo dilata e ocorre uma secreção. Quando é esbranquiçado e espesso, não é motivo para preocupação, significa apenas que o ducto está dilatado. É comum acontecer quando o mamilo é manipulado. "Mas, quando a secreção é espontânea, transparente ou apresenta sangue, pode ser sinal de carcinoma", alerta Urban.
Eczema areolar
É uma dermatite escamosa que costuma atingir a aréola das duas mamas. Provoca irritação e coceira. "Não deve ser confundida com a doença de Paget, que atinge os gânglios mamários e forma uma ferida com crosta no mamilo. Para tirar a dúvida, vá ao médico para realizar uma biópsia", aconselha Cláudia Abdala.
Necrose lipídica
A destruição do tecido gorduroso após um trauma no seio pode criar um nódulo endurecido, que causa a retração da pele.
Doença de Mondor
É a tromboflebite das veias superficiais (responsáveis pela circulação). Causa dor e deixa a região roxa. É pouco comum.
Alterações Fibrocísticas
Displasia mamária
É bastante comum e ocorre quando há aumento de retenção de líquido da mama ou da quantidade de tecido de sustentação. Torna as mamas mais sensíveis, doloridas e também pode causar o aparecimento de pequenos nódulos.
Macrocistos mamários
Bolsas de líquido grandes, móveis e de consistência elástica que surgem com frequência por causa da modificação do tecido conjuntivo. Às vezes causam dor. São geralmente aspirados, mas se forem doloridos ou se existem em grande quantidade, é melhor optar pela punção.
Tumores benignos
Fibroadenoma
É um nódulo móvel e duro, comum em mulheres jovens (até os 30 anos), pode ocorrer também em adolescentes. Embora seja benigno, costuma ser muito confundido com um carcinoma. Por isso, o mais indicado é realizar exame de imagem ou até biópsia para identificá-lo. Assim como os cistos, são facilmente retirados.
Papiloma intraductal
Menos frequente do que o fibroadenoma, localiza-se próximo ao mamilo e cresce dentro do ducto lácteo. Produz uma massa palpável e pode descarregar uma secreção sanguinolenta, por isso, a visita ao médico é muito importante, pois pode ser confundido com um câncer.
Lipoma
Um nódulo de gordura, de consistência mole, mas bem delimitado, que se prolifera entre as células lipídicas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora