Fiscais do Ibama e do Ministério da Agricultura estão vistoriando fazendas que ficam perto do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu - região Oeste do Paraná - à procura de plantas geneticamente modificadas, proibidas pela Lei de Biossegurança.
Segundo reportagem do Paraná TV, o grupo de fiscais vai percorrer 18 propriedades que ficam até três quilômetros do Parque Nacional recolhendo amostras das plantas e analisando no local.
Na primeira plantação, como o reagente indicou que a soja era transgênica, toda a colheita poderá ser apreendida e o arrendatário da terra está sendo autuado e deverá ser multado. O valor é calculado com base no tamanho da plantação.
A operação de fiscalização foi desencadeada depois de denuncias da ONG paranaense Terra de Direitos, que fez um levantamento em várias propriedades da região, baseado em imagens de satélite.
A Lei de Biossegurança proíbe o plantio de sementes geneticamente modificadas a menos de dez quilômetros de unidades de conservação, como o Parque Nacional do Iguaçu.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora