Aproximadamente 1,1 mil aparelhos celulares foram apreendidos pela Receita Federal , em Guaíra, no Oeste do Paraná, durante duas abordagens de rotina. As apreensões foram feitas na quinta-feira (21) e divulgadas nesta segunda-feira (25).
De acordo com a Receita Federal, um táxi com placa do Paraguai foi parado nas proximidades da Ponte Ayrton Senna que liga Guaíra ao estado de Mato Grosso do Sul -, no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. Ao checar o que havia no bagageiro do veículo, fiscais da Receita Federal encontraram duas caixas com 697 celulares. Os aparelhos foram avaliados em R$ 60 mil.
O passageiro do táxi era estrangeiro de origem libanesa e disse que não sabia o que havia nas caixas. Ele foi preso e encaminhado para a sede da Polícia Federal de Guaíra.
Outra apreensão semelhante foi feita também na quinta-feira em Guaíra. No bagageiro de outro táxi - também com placa do Paraguai - foram apreendidos 400 aparelhos celulares. A mercadoria foi avaliada em R$ 40 mil. Os passageiros do veículo eram um libanês e uma brasileira e não foram presos.
Segundo a assessoria de imprensa da Receita Federal, como duas pessoas eram responsáveis pela mercadoria na segunda apreensão, o valor que cada um teria contrabandeado foi menor. Por isso, a Receita Federal optou por não prendê-los. O órgão fez uma representação penal contra o libanês e a brasileira que será apresentada ao Ministério Público.
O MP decidirá se apresenta denúncia à Justiça. A abertura de processo contra os três suspeitos independe da prisão, de acordo com a Receita Federal.