Mais de 400 carros foram apreendidos pela Receita Federal (RF) na fronteira entre Brasil e Paraguai em 2006. O número das apreensões vem crescendo desde o ano passado. O aumento na fiscalização deve ganhar um reforço com a inauguração da nova Estação Aduaneira em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, prevista para o fim de julho deste ano.
Os mais de 130 mil metros quadrados do pátio da RF na cidade, segundo reportagem do Paraná TV desta quinta-feira, estão tomados por veículos apreendidos. Os ônibus lideram a lista, com 1.200 veículos. Em seguida vem automóveis, vans e motocicletas. A maioria das apreensões, segundo a RF, é em virtude de mercadorias que excedem a cota para compras de US$ 300,00 (quase R$ 700,00) e a falta da declaração de bagagem, obrigatória para quem retorna do Paraguai.
Os sacoleiros carregam tudo o que podem, seja nas mãos, em motos, automóveis ou vans, onde cabem mais produtos. Em todas as situações, os motoristas devem alertar os passageiros quanto à necessidade da declaração de bagagem. Até mesmo quem comprar abaixo da cota deve declarar todas as mercadorias.
Nessa semana, uma decisão judicial autorizou a devolução de 20 táxis apreendidos em operações da RF. De acordo com a Receita, eles serão liberados, mas o órgão deve recorrer em seguida, para que eles retornem ao pátio.