Mais de 400 carros foram apreendidos pela Receita Federal (RF) na fronteira entre Brasil e Paraguai em 2006. O número das apreensões vem crescendo desde o ano passado. O aumento na fiscalização deve ganhar um reforço com a inauguração da nova Estação Aduaneira em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, prevista para o fim de julho deste ano.
Os mais de 130 mil metros quadrados do pátio da RF na cidade, segundo reportagem do Paraná TV desta quinta-feira, estão tomados por veículos apreendidos. Os ônibus lideram a lista, com 1.200 veículos. Em seguida vem automóveis, vans e motocicletas. A maioria das apreensões, segundo a RF, é em virtude de mercadorias que excedem a cota para compras de US$ 300,00 (quase R$ 700,00) e a falta da declaração de bagagem, obrigatória para quem retorna do Paraguai.
Os sacoleiros carregam tudo o que podem, seja nas mãos, em motos, automóveis ou vans, onde cabem mais produtos. Em todas as situações, os motoristas devem alertar os passageiros quanto à necessidade da declaração de bagagem. Até mesmo quem comprar abaixo da cota deve declarar todas as mercadorias.
Nessa semana, uma decisão judicial autorizou a devolução de 20 táxis apreendidos em operações da RF. De acordo com a Receita, eles serão liberados, mas o órgão deve recorrer em seguida, para que eles retornem ao pátio.
Veja na matéria em vídeo a grande quantidade de veículos apreendidos na aduana
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora