Uma inspeção da equipe da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) fechou cinco bares e lanchonetes em Antonina e Morretes, no litoral paranaense, na noite de sábado (23). Ao todo, foram vistoriados 25 estabelecimentos nas duas cidades. Dos bares fechados, um fica em Morretes e quatro em Antonina. De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN, o veículo oficial de informações do governo do estado), o motivo principal das interdições foi a falta de higiene nas cozinhas. Foram feitas 54 autuações administrativas.
O Bar do Bolinha que funcionava sem alvará no Centro de Antonina foi multado em R$ 2,6 mil, por fiscais da prefeitura. O mesmo local foi interditado pela Vigilância Sanitária Estadual para se adequar às normas de higiene. Além de funcionários da prefeitura, participaram da ação as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar.
Em Antonina também foram fechados o Canoas Bar, que fica na Ponta da Pita, a Lanchonete Caravellas, no Centro, e a Pousada e Lanchonete Estrela do Mar, no bairro Batel. Em Morretes foi fechada a lanchonete Bom Bocado, em frente à rodoviária, no Centro. Todos os cinco estabelecimentos têm 48 horas para se adequar as normas de higiene da Vigilância Sanitária Estadual.
Vistorias
De acordo com a AEN, desde o dia 1.º de dezembro a Aifu catalogou 600 estabelecimentos comerciais em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba. Até o dia 19 do mês passado foram feitas orientações sobre quais os alvarás e certificados que os comerciantes devem ter. Após o período de orientação, os fiscais voltaram aos estabelecimentos para autuar, multar e, se necessário, interditar os locais.
De acordo com a assessoria de imprensa da vigilância, todos os bares que foram fechados até agora conseguiram cumprir as exigências e reabriram as portas.