Rio de Janeiro - O alto índice de atrasos nos voos registrado esta semana e a forte movimentação de passageiros retornando das festas de fim de ano levaram a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a estender até esta sexta-feira a operação para evitar transtorno nos aeroportos. O esquema especial, iniciado em 17 de dezembro, acabaria na última segunda-feira.
A prorrogação vai se restringir aos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília. Esses terminais respondem por quase metade do movimento de passageiros no país. Com a extensão da operação, a Anac vai manter o reforço no número de inspetores presentes nesses terminais.
Em todo o país, a Infraero registrou ontem 28,5% de atrasos de mais de 30 minutos nos voos domésticos. Das 2.250 partidas programadas, 642 registraram atrasos. Outros 5,7% dos voos foram cancelados. Os passageiros da TAM foram os mais afetados: dos 617 voos previstos, 312 partiram com atraso (50,6%) e outros 49 foram cancelados (7,9%).
O aeroporto mais afetado foi o de Guarulhos, com 72 voos atrasados até as 20 horas, seguido por Brasília (69) e Congonhas (47), de acordo com dados da Infraero. No Afonso Pena, em São José dos Pinhais, 25 voos (22,7%) não decolaram nos horários previstos. Oito foram cancelados. As empresas alegam que os transtornos foram causados por problemas meteorológicos.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora