O número de veículos descendo a Serra do Mar pela BR-277 em direção as praias paranaenses estava acima do normal no início da tarde deste sábado (16). Por volta das 13h30, a Ecovia, concessionaria que administra o trecho, registrou a passagem de 800 veículos por hora. Em dias normais, o fluxo é de cerca de 500. O pico de movimento aconteceu às 10h, quando a média estava em mil automóveis por hora.
O movimento é menor que o registrado na quinta-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República. Entre as 17 e 22 horas de quinta-feira o tráfego chegou a 2,2 mil carros por hora. Até o final de domingo, a Ecovia, empresa que administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e o litoral do estado, espera a circulação de 140 mil veículos.
Em direção a SC
O movimento na BR-376, que liga o Paraná às praias do litoral de Santa Catarina, é tranquilo. A média é de 500 veículos por hora -- na véspera do feriado, o número era de 3 mil. "Não teve nenhum acidente grave que pudesse comprometer o fluxo", relata o policial rodoviário federal, Marcelo Furtado.
Na BR-101, trecho de Garuva/Guaratuba, o fluxo de carros está abaixo do normal. Segundo a PRF, a média é de 300 veículos por hora. Na BR 116, que liga o Paraná ao Estado de São Paulo, a situação é parecida. Obras
Apesar da tranquilidade nas pistas, os motoristas precisam ficar atentos às obras nas rodovias que cruzam o Paraná. Na BR-277, no trecho que dá acesso ao litoral, acontece a obra de reconstrução da ponte sobre o Rio Sagrado I, o que alterna o fluxo da via.
Há obras na BR-116 em dois trechos: entre os km 92 e 102, no sentido sul; e entre os km 105 e 102, no sentido norte. Na BR-376, em São José dos Pinhais, há obras no km 614,6 e km 619, no sentido sul, e em Tijucas do Sul, entre o km 648 e o km 652, no sentido sul. Já na BR-101 há três obras diferentes em Santa Catarina.
Retorno
A PRF sugere que o retorno das praias, no domingo (17), seja feito pela BR 116. "É recomendado porque tem menos obras e o fluxo tá mais tranquilo", relata o agente e porta-voz do órgão, Cristiano Mendonça.
Dia Mundial das vítimas de trânsito
Neste domingo é comemorado o Dia Mundial das vítimas de trânsito, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar daqueles que perderam a vida nas estradas.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião