Um foco de incêndio foi registrado na subestação Pilarzinho, da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), na noite deste sábado (1º). Inicialmente, a empresa informou que apenas um consumidor teve o fornecimento de energia afetado, mas, por volta das 16 horas, a companhia retificou a informação e disse que, além da empresa de cimento ligada à barra de 230 kV, outros 9 mil consumidores conectados a barra de 69 kV tiveram o fornecimento interrompido entre 21h40 e 22h40. Os bairros atingidos foram Pilarzinho, Barreirinha, Abranches e Boa Vista.
A companhia informou que o foco de incêndio foi provocado pela queima de óleo mineral que vazou de um equipamento da unidade.
O vazamento, por sua vez, foi consequência da explosão de um transformador de corrente - dispositivo que fornece corrente reduzida para uso em aparelhos de medição, controle e proteção. Os estilhaços da explosão atingiram um segundo equipamento, causando o vazamento.
Conforme a empresa, logo após o incidente, a barra de 230 mil volts da subestação foi desligada por prevenção. O desligamento durou sete minutos. A situação foi controlada pelo Corpo de Bombeiros e por equipes da companhia.
Em nota, a Copel esclareceu que as manutenções do transformador estavam em dia, e que a empresa está investigando a causa da explosão.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião