Um foco de incêndio foi registrado na subestação Pilarzinho, da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), na noite deste sábado (1º). Inicialmente, a empresa informou que apenas um consumidor teve o fornecimento de energia afetado, mas, por volta das 16 horas, a companhia retificou a informação e disse que, além da empresa de cimento ligada à barra de 230 kV, outros 9 mil consumidores conectados a barra de 69 kV tiveram o fornecimento interrompido entre 21h40 e 22h40. Os bairros atingidos foram Pilarzinho, Barreirinha, Abranches e Boa Vista.
A companhia informou que o foco de incêndio foi provocado pela queima de óleo mineral que vazou de um equipamento da unidade.
O vazamento, por sua vez, foi consequência da explosão de um transformador de corrente - dispositivo que fornece corrente reduzida para uso em aparelhos de medição, controle e proteção. Os estilhaços da explosão atingiram um segundo equipamento, causando o vazamento.
Conforme a empresa, logo após o incidente, a barra de 230 mil volts da subestação foi desligada por prevenção. O desligamento durou sete minutos. A situação foi controlada pelo Corpo de Bombeiros e por equipes da companhia.
Em nota, a Copel esclareceu que as manutenções do transformador estavam em dia, e que a empresa está investigando a causa da explosão.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora