Altônia - O fogo que desde domingo atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, em Altônia, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul, continuou fora de controle ontem. Uma longa cortina de fumaça tomou conta da várzea continental no lado paranaense e os bombeiros esperam conter hoje o fogo num aceiro que ontem estava a 3 km de distância das labaredas. O incêndio avança na vegetação nativa do banhado, onde é difícil o acesso das brigadas.
Segundo a direção do parque e fiscais ambientais, a área destruída passa de mil hectares. O incêndio começou domingo à tarde perto do porto Cerâmica, local onde é comum o acampamento de pescadores nos fins de semana. Para o sargento Gerson de Oliveira, do Bombeiro Comunitário de Altônia, há evidências de que alguém fez fogueira na madrugada e não extinguiu o fogo por completo quando foi embora. Com o vento e o calor do meio-dia, o fogo voltou e passou para a vegetação, ameaçando uma área de cerca de 15 mil hectares.
O último incêndio no parque ocorreu em dezembro, também num período seco, provocado por raios, conforme informou o secretário executivo do Coripa consórcio intermunicipal que ajuda a preservar o parque , Erick Caldas Xavier.
O parque foi criado em 1997 e tem uma área de 78 mil hectares entre Icaraíma e Guaíra. São cerca de 200 ilhas e ilhotas no Rio Paraná, além das várzeas nas margens do rio. A maior delas é a Ilha Grande, com 50 mil hectares.
Hoje há torres de observação em quatro pontos e os municípios da região mantêm brigadas de incêndio para extinguir os focos que surgem em terra firme, mas basta algumas horas para o fogo atingir os alagados e se tornar incontrolável.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora