| Foto: J.Gitti/Futura Press/Folhapress

Um incêndio na madrugada desta quarta-feira destruiu parte do acervo da Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo. Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros. Oito equipes da corporação foram enviadas ao local. As causas do fogo ainda serão investigadas.

CARREGANDO :)

Às 6h20m, as chamas já haviam sido controladas. Um bombeiro passou mal durante a operação e precisou de atendimento médico.

Funcionários informaram aos bombeiros que o fogo destruiu rolos de filmes. O local do incêndio, considerado de pequenas proporções pela corporação, atingiu uma das quatro câmaras de acervo. O espaço, que fica nos fundos e distante da área de exposição da Cinemateca, armazenava rolos de filmes.

Publicidade

Em sua página em uma rede social, o secretário executivo do Ministério da Cultura, João Brant, afirmou que muitas matrizes foram destruídas. “Ao que parece, todas já tinham sido duplicadas, o que garante que o conteúdo não se perca. Estamos em um trabalho de reestruturação da Cinemateca, ontem mesmo assinamos dois contratos que materializam essa retomada, e agora essa tragédia”, escreveu Brant.

Esta é a quarta vez que a Cinemateca Brasileira sofre um incêndio. A primeira vez foi em 1957, quando a sede ainda ficava no centro, na Rua Sete de Abril. Outros incidentes ocorreram nos anos 1969 e 1982.

A Cinemateca Brasileira tem um dos maiores acervos da América Latina, com 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Abriga ainda um acervo documental composto por livros, revistas, roteiros originais, fotos e cartazes.

O fogo começou por volta das 5h30 no prédio da Cinemateca localizado no Largo Senador Raul Cardoso.

Oito equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local e controlaram o incêndio rapidamente.

Publicidade

Segundo os bombeiros, o fogo atingiu parte do acervo. Os bombeiros não informaram a dimensão dos danos ao imóvel e acervo.

Por volta das 6 horas, os bombeiros faziam o trabalho de rescaldo para impedir o surgimento de novos focos de fogo.

As causas do incêndio serão investigadas, de acordo com os bombeiros