A reserva tem área total de 284 hectares, mas a dimensão do estrago ainda não foi apurada| Foto: Josué Teixeira/Gazeta do Povo

Um incêndio na noite de terça-feira (30) atingiu grande parte da reserva do Centro de Instruções (CI) General Galazans do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Equipes trabalham para dimensionar a área atingida pelas chamas. O CI tem uma reserva total de 284 hectares.

CARREGANDO :)

O fogo começou por volta das 20h30 e as chamas se alastraram rapidamente. Equipes de combate a incêndio do próprio 13º BIB e uma guarnição do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB) trabalharam por mais de quatro horas para conseguir conter o fogo. Segundo o sub-comandante, tenente-coronel Zanatto, a reserva, que antes abrigava munição, agora é usada como local de treinamentos com carros blindados, acampamentos e tropas a pé. "Mas no momento do incêndio não estávamos em atividades, portanto não havia tropa no local", conta.

A suspeita é que o fogo tenha começado às margens da PR-153 que dá acesso ao distrito de Itaiacoca e se alastrado.

Publicidade

As chamas, que podiam ser vistas do centro da cidade e chegaram bem próximas de algumas instalações do Centro de Instrução como um galpão, antes usado como abrigo para munição e um posto médico, não provocaram danos materiais. "Foram danos de grande proporção à vegetação, mas nada material", frisa.

Pela manhã de quarta-feira (31), equipes foram enviadas à área atingida pelo fogo para um reconhecimento. "Estamos investigando as causas, mas ainda não sabemos a dimensão", esclarece o tenente-coronel Zanatto.

O período de estiagem logo após a geada da última semana pode ter potencializado as chamas, já que a vegetação rasteira estava seca.

Além do incêndio na reserva do 13º BIB, outras 24 ocorrências de incêndio ambiental foram registradas pelo 2º Grupamento, 10 delas em Ponta Grossa.

Segundo os registros do 2ºGB, em julho deste ano foram registradas 90 ocorrências de incêndio ambiental, 181% a mais que o mesmo período de 2012, quando as guarnições atenderam a 32 chamados da mesma origem.

Publicidade