O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, está sendo atingido por incêndios de grande proporções desde o último sábado. Segundo o chefe do parque, Fábio Vellozo de Mello, a estimativa inicial é que o fogo já tenha atingido 5 mil dos 33 mil hectares da unidade, na região do município de Santana do Riacho.
Funcionários do parque avaliam que esse é o pior incêndio causado por um único foco em 20 anos, de acordo com Mello. A avaliação da área afetada, porém, só será feita após controle das queimadas.
O tempo seco e os ventos fortes prejudicam o trabalho dos brigadistas. O parque, que costuma receber cerca de 300 turistas por dia, está fechado para visitação.
Estão envolvidos no combate 35 brigadistas e nove bombeiros, que usam veículos por terra e ar para tentar debelar o fogo. "A visibilidade prejudica o combate aéreo na parte mais elevada do parque", informa boletim da força-tarefa responsável pelo controle e combate de incêndios florestais em Minas Gerais.Como a previsão do tempo prevê aumento da umidade do ar e até pancadas de chuvas para os próximos dias, as possibilidades de eficiência no combate crescem.
O sistema de combate a incêndios registra ainda outras duas ocorrências. O Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em Formoso (a 880 km a noroeste de Belo Horizonte), enfrenta um incêndio desde a manhã de ontem.
Em Grão Mogol (560 km ao norte da capital mineira), 15 brigadistas e bombeiros, com o apoio da prefeitura do município, combatem o fogo que desde o final da tarde de ontem atinge a vegetação do Parque Estadual Grão Mogol.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião