Icaraíma Até o início da noite de ontem, o fogo já havia consumido 50% da ilha Bandeirantes, a segunda maior do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 3,2 mil hectares do total de 6,4 mil foram queimados, segundo cálculo do diretor do Parque, Alessandro Arboleya. Além do terreno alagado, outra dificuldade para conter o incêndio ontem foi a grande quantidade de fumaça e o vento forte. Os bombeiros esperam para hoje o reforço de 25 soldados de Maringá para enfrentar as chamas num trecho da ilha onde o terreno é mais firme e foi preparado um aceiro área sem vegetação para impedir que o fogo se alastre.
Desde domingo à tarde, quando o incêndio começou na parte sul da ilha, em Porto Camargo (Icaraíma), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mantém, na linha de combate, 27 pessoas contratadas temporariamente. Outros 12 bombeiros de Umuarama e Naviraí (MS) auxiliam no trabalho. A estrutura disponível para apagar o fogo é boa, conforme Arboleya, porém a maior dificuldade está na locomoção dentro da ilha. A situação se repete praticamente todos os anos em períodos de estiagem prolongada, quando as queimadas são constantes.
A principal ação da direção do Parque e dos municípios vizinhos na luta contra os incêndios foi a instalação de sete bases de observação no Paraná e Mato Grosso do Sul. A intenção é localizar rápido o foco e apagar o fogo antes da propagação o que não funcionou domingo quando o incêndio começou na ilha Bandeirantes.
Além das chamas incontroláveis, os ambientalistas tiveram de cuidar também dos animais desabrigados. Cervos, antas e tatus foram vistos correndo no meio das cinzas e alguns répteis apareceram mortos. Uma equipe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está monitorando a região para evitar a ação dos caçadores.
Apesar dos incêndios freqüentes, a vegetação rasteira de Ilha Grande formada basicamente por capim se regenera rápido, principalmente por causa da proibição de exploração agropecuária nos 78 mil hectares do Parque, entre Icaraíma e Guaíra.
No município de Altônia, o fogo atingiu ontem uma área de várzea. Duas brigadas de incêndio com cerca de 20 homens foram deslocadas para fazer o combate ao fogo. Nos dois incêndios, a polícia não identificou os responsáveis. Os principais suspeitos são pescadores de fim de semana.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião