O incêndio que se alastra pela Estação Ecológica (Esec) do Taim, no Rio Grande do Sul, desde a terça-feira, já atingiu uma área de 700 hectares, segundo o último balanço do Instituto Chico Mendes Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O fogo, na região centro-norte da estação ecológica, começou na tarde do dia 26 após um raio atingir a vegetação. Inicialmente, as chamas avançaram em duas direções, mas a equipe que combate o incêndio conseguiu controlar uma das frentes.
De acordo com Henrique Ilha, responsável pela estação ecológica, o fogo se concentra em uma área de banhado, com grande quantidade de folhas secas e água por baixo. Animais de pequeno porte, como roedores e invertebrados, são os mais atingidos.
De acordo com o ICMBio, o fogo está sendo combatido com o auxílio de um helicóptero da Marinha e três aviões agrícolas de produtores da região, cada um com capacidade de despejar cerca de 600 litros por voo. Vinte agentes do instituto participam da ação.
O coordenador de emergências ambientais do ICMBio, Christian Perlinck, afirmou que mais dois aviões iriam chegar à Esec do Taim ontem.
De acordo com Perlinck, o fogo só pode ser combatido por ar e ainda não é possível, segundo o coordenador do ICMBio, dimensionar os danos causados à vegetação e às espécies que habitam a estação ecológica.
A reserva do Taim abrange uma área de 34 mil hectares, entre os municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. A estação fica em uma faixa de terra localizada entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, próximo ao Arroio Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai.
Criada por decreto em 1986, a estação do Taim é uma 312 unidades de conservação federais geridas pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. É considerada uma das mais importantes reservas, em função da grande biodiversidade que abriga.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora