O fogo que destrói, desde a tarde deste domingo, a Ilha Bandeirante, que faz parte do arquipélago da Ilha Grande, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul, ainda não foi controlado e de acordo com as informações do sargento Avelino, do Corpo de Bombeiros de Umuarama, no Noroeste do estado, mais da metade da ilha já foi destruída.
"Estamos com mais de 15 homens trabalhando para controlar o fogo, mas, além do difícil acesso, o vento forte está alastrando a queimada. A queda na temperatura, no período da noite, pode facilitar o trabalho. Presumo que mais de sete quilômetros do parque já foram destruídos", explicou o sargento.
O trabalho para combater o fogo não vai parar. "Os bombeiros vão se revezar para que o trabalho não seja interrompido. A expectativa é de controlar o fogo durante a noite de hoje (segunda-feira). acrescentou.
Perguntado sobre o motivo e a proporção do fogo, Avelino disse que ainda não é possível saber. Além de bombeiros, equipes do Ibama, policiais florestais e de voluntários estão no local ajudando no combate ao fogo.
De acordo com as primeiras informações, o incêndio teria começado na Ilha Bandeirantes, em Icaraíma, também no Noroeste do estado.
Veja em vídeo as imagens da queimada.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora