Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ilha Grande

Fogo se alastra na parte Norte do Parque Nacional

Atualizado em 4/05/2006 às 20h47

No sexto dia de incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, em Altônia, na divisa do Paraná com o Mato Grosso Sul, as esperanças dos bombeiros e dos voluntários da Brigada de Incêndio do Ibama se extinguiram junto com cerca de 40 quilômetros de extensão do parque que foram tomados pelo fogo apenas nesta quinta-feira (4). O número corresponde a 50% do tamanho total de Ilha Grande, a maior das ilhas que integram o parque.

Segundo o Tenente Eduardo Pinheiro da Defesa Civil, o fogo havia queimado apenas 15 quilômetros de vegetação de sábado até terça-feira. Porém, em um dia e meio, mais 40 quilômetros viraram cinzas, contabilizando um total de 55 quilômetros de área de preservação ambiental queimada. "Durante toda a quinta-feira, os helicópteros e os bombeiros trabalharam no combate das chamas na parte Norte do Parque Nacional. Mas com o aumento dos ventos, não foi possível conter as chamas e o fogo deve queimar o pouco que ainda resta nessa área", afirmou Pinheiro.

Nem mesmo a ajuda de dois helicópteros que fizeram uso de dois recipientes utilizados para pegar água no rio e jogá-la sobre o fogo – chamado de "bambi" –, enquanto os bombeiros e voluntários atuavam na abertura de clareiras e no resfriamento da vegetação próxima ao incêndio contribuiu para a diminuição do fogo. Os bombeiros sequer conseguiam se aproximar da linha de fogo por causa da várzea do local e da grande quantidade de fumaça.

A sensação de que já não há muito mais a ser feito que tomou conta de alguns dos 50 bombeiros e dos mais de 30 voluntários que trabalham no local. Porém, a situação também motivou outros a trabalharem na região Sul da ilha, onde o fogo não passou de pequenos focos já apagados. "Nos próximos dias o trabalho do Corpo de Bombeiros deve se manter na parte sul de Ilha Grande. Os focos isolados já foram controlados e os 30% de ilha intactos serão protegidos", completou o tenente.

Mesmo sendo um incêndio considerado atípico para esta época do ano, o capim seco do início do ano e a previsão do Instituto Tecnológico Simepar de que não choverá na região nos próximos dias tornam a situação ainda mais difícil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.