Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ordem

Foliões são detidos pela fiscalização por urinar na rua

Cerca de 20 homens foram detidos no fim de semana na cidade do Rio de Janeiro por urinar nas ruas. Eles estavam em blocos de carnaval e fo­­ram flagrados por agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), da prefeitura.

A maior parte estava no Simpatia é Quase Amor, bloco de Ipanema (zona sul) que atraiu milhares de pessoas ao bairro, no sábado à tarde. Todos foram levados a delegacias e autuados por atentado ao pudor, mas não ficaram presos nem tiveram de pagar multa.

Contravenção

O objetivo da Seop é deixar claro aos frequentadores que urinar em espaços pú­­blicos é uma contravenção penal, e que quem for pego terá de passar pelo transtorno de deixar o bloco e passar horas numa delegacia. As­­sim, espera-se que as pessoas (não só homens, mas também mulheres) se conscientizem de que devem usar os banheiros químicos instalados nas ruas.

A Seop destacou cerca de 400 agentes por turno de 8 horas para trabalhar no controle urbano no período pré-carnavalesco e durante a folia. Este ano, o número de banheiros químicos disponibilizados é de 4 mil, o dobro do que o disponibilizado no ano passado.

Prioridade

Com o crescimento do carnaval de rua do Rio – estima-se que 2,5 milhões de pessoas acompanhem os blocos –, a questão é considerada prioritária, uma vez que provoca muitas reclamações por parte da população. Os foliões presos, por sua vez alegam que não existem banheiros suficientes e que, por isso, optam por usar calçadas, canteiros e árvores.

"É inadmissível", rebate o secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem. "As pessoas devem brincar e se divertir, mas com educação."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.