Guaratuba é a capital dos food trucks neste fim de semana. Vans e caminhões adaptados para o serviço de alimentação participam da 1ª Feira Gastronômica do Litoral. O local escolhido é a Praça da Paz. São 16 opções entre sorvetes, chocolates, frutos do mar, polentas e sanduíches. O evento devem atrair até 10 mil pessoas entre hoje e amanhã (1º de fevereiro). "Ainda não existe uma regulamentação para que os food trucks funcionem nas ruas, então levamos nossos lanches até feiras e eventos como esse, que liberam alvará", explica Marco Salgado, 31 anos, proprietário da Nebraska Burgers.
Horários e preços
A 1ª Feira Gastronômica do Litoral começou ontem e vai até amanhã , na Praça da Paz, em Guaratuba. Hoje o horário de funcionamento é das 16 às 23 horas. Amanhã, das 14 às 20 horas. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 24.
Boa impressão em Caiobá
Em Caiobá, os foodtrucks caíram no gosto dos consumidores no fim de semana passado (foto). A curitibana Cassiana Albuquerque desceu para o Litoral e aprovou a novidade. "Tem tanta qualidade quanto uma lanchonete tradicional e é mais prático, diferente", disse. A empresária Solange Arnizaut resumiu: "os foodtrucks vieram para ficar, oferecem comida de qualidade, são bem higienizados, práticos e passam a sensação de segurança". A democratização da gastronomia é uma das principais características. A ideia de uma feira com os "carrinhos de comida" surgiu no ano passado, após o Festival de Sabores do Litoral e o Festival de Turismo do Litoral, segundo o o diretor da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (Adetur), Rafael Andreguetto. O evento quer mostrar que o Litoral tem mais do que sol e mar; tem também uma bela gastronomia regional.
Escreva bem, escreva melhor
Seja na hora de postar no Facebook ou de produzir um bom currículo, escrever bem é fundamental. O curso online "Lições para a produção de textos" quer provar que a tarefa é mais fácil do que parece. E pode ser executada por qualquer um. Para assistir às aulas e fazer as lições, basta se inscrever em www.timtec.com.br/course/producaodetextos, de forma gratuita. As aulas são ministradas pela pedagoga Lilian Faversani. Os módulos são divididos de forma que a pessoa pode priorizar aquilo em que mais sente dificuldade, como coesão, coerência, intenção, caráter informativo do texto, etc. A iniciativa é do Instituto TIM.Guarda-vidas mirim
Um projeto do Corpo de Bombeiros fez dos alunos de escolas públicas de Guaratuba, no Litoral, salva-vidas mirins. A experiência dura só um dia, mas é tempo suficiente para a criançada aprender que cuidar da praia vai muito além de prevenir os afogamentos. Antes de tudo, vem o respeito ao meio ambiente. A ideia é ensinar aos jovens sobre a importância da prevenção de incidentes de maneira lúdica. Até corrida de "pé de pato" e cabo de guerra fazem parte do aprendizado. O projeto terá uma nova edição na próxima terça-feira.
Colaboraram: Débora Mariotto Alves, Dayane Muhlbeier Saleh e Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.