Um homem foragido da Justiça desde abril deste ano foi localizado pela polícia em Matinhos, no litoral do Paraná, na tarde da última segunda-feira (14). De acordo com a polícia, Anderson Carlos Marques, de 31 anos, foi condenado por aplicar diversos golpes com cartões de crédito em todo o estado no final da década de 90. Ele costumava clonar cartões em nome de pessoas influentes e autoridades e depois efetuava compras no comércio.
O delegado Jaime da Luz disse à Agência Estadual de Notícias (AEN) canal oficial de comunicação do governo paranaense que as investigações começaram quando o mandado de prisão do acusado foi expedido. A partir de diversas denúncias anônimas, Marques foi localizado por uma equipe da Delegacia de Vigilância e Capturas. Segundo as autoridades, ele ainda tentou resistir à prisão, mas foi detido.
A polícia informou que o homem é condenado por estelionato e falsidade ideológica em três ações no Poder Judiciário. Em janeiro de 2007, ele já havia fugido da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, na região metropolitana. Em abril do mesmo ano, Marques foi recapturado em uma operação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Na época, ele tentou clonar um cartão no nome do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB-PR). Anteriormente, ele já havia tentado o mesmo golpe com os nomes do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, e de Rafael Greca, atual presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
O homem está detido na carceragem da Delegacia de Matinhos e vai aguardar uma decisão da Justiça que vai determinar para onde ele será transferido.