A Força Nacional vai atuar em colaboração com as polícias Civil e Militar do Pará nos conflitos de terra no município de Xinguara, no sudeste do Pará, para garantir a segurança na região. Segundo o Ministério da Justiça, serão enviados 30 homens para a região, mas ainda não foi definida a data da partida deles.
Desde fevereiro, a Força Nacional está no estado auxiliando a Polícia Federal na operação Arco de Fogo, contra crimes ambientais. O Instituto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também recebe, há dois meses, ajuda da força na operação Portal da Amazônia, para coibir o extrativismo ilegal.
Um conflito armado entre trabalhadores sem terra e seguranças da fazenda Espírito Santo, no sul do Pará, deixou pelo menos sete pessoas feridas na semana passada. Entre os feridos, seis são do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e um é segurança da fazenda, que tem entre os sócios o banqueiro Daniel Dantas.
O conflito começou quando os trabalhadores se dirigiram a um palmeiral para retirar folhas e madeira e arrumar os barracos do acampamento. Um deles foi preso e levado para a sede da fazenda pelos seguranças da propriedade. Com isso, as pessoas que estavam no acampamento decidiram seguir o trabalhador preso. Um dos seguranças deu, então, a ordem para atirar.