A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou nesta quarta-feira (18) o bombeamento de água tratada na adutora que se rompeu na manhã de terça-feira (17), deixando em risco de desabastecimento quase 80 mil pessoas em São José dos Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Funcionários da empresa trabalharam mais de 24 horas para reparar a tubulação de aço de 400 milímetros, que se rompeu em dois pontos após a passarela – na qual a adutora estava fixada – ter cedido, possivelmente por causa das chuvas. A adutora passa embaixo da ponte da BR-277, sobre o Rio Iguaçu, no sentido São José dos Pinhais-Curitiba.
Apesar do reparo ter sido finalizado e a água voltar a circular, a Sanepar informa que ainda deve levar algum tempo até que toda a rede esteja plenamente abastecida. Isso porque a água demora para chegar nos pontos mais distantes, principalmente em regiões mais altas. Além disso, o bombeamento – iniciado por volta das 9h15 – é feito de forma gradual, evitando que uma pressurização muito rápida rompa novamente a tubulação. Por isso, a companhia orienta os consumidores economizem água até que o abastecimento seja completamente normalizado.
Em caso de dúvida, os consumidores podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo site www.sanepar.com.br.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora