Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PRESERVAÇÃO

Fóssil de baleia azul pode ajudar a evitar extinção da espécie

Fóssil foi encontrado no ano passado no litoral paulista | Divulgação/Unesp
Fóssil foi encontrado no ano passado no litoral paulista (Foto: Divulgação/Unesp)

Um fóssil de baleia azul (Balaenoptera musculus) com quase 2 mil anos, encontrado na Praia do Leste, na cidade de Iguape, litoral sul paulista, poderá ajudar a evitar a extinção da espécie. Parte do crânio do animal foi encontrado por um morador local, em agosto do ano passado. Nesta semana, a idade do osso foi atestada após análise de um laboratório americano. Estima-se que a peça tenha entre 1,8 mil e 1,9 mil anos.

O professor Francisco Buchmann, coordenador do Laboratório de Estratigrafia e Paleontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) destaca que, atualmente, existem apenas entre 100 a 200 baleias dessa espécie no mundo. "Normalmente, fala-se que a população de baleia azul está crescendo, mas com essa descoberta vai ser possível provar com certeza que sim ou que não", explica. A descoberta também vai permitir estudos sobre a variação do nível do mar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.