Um jacaré de médio porte foi visto na ciclovia do Parque Barigui, em Curitiba, na tarde de sábado (27). O réptil chegou a ser fotografado cruzando a pista usada por ciclistas e corredores, próximo à entrada do parque pela Rua Doutor Aluízio França. Após permanecer por cerca de dez minutos sob os olhos curiosos dos frequentadores, o animal retornou ao lago.
VÍDEO: Assista às imagens do jacaré no Barigui
Uma das fotos foi tirada pela advogada Tiane Melo, que publicou a imagem no Facebook. Ela conta que, por volta das 16h30, o jacaré saiu água e, calmamente, atravessou a via usada por ciclistas e corredores. Pouco depois, ele retornou à água e desapareceu.
"A reação das pessoas foi bem tranquila. O jacaré não estava agitado, então muitas pessoas se aproximaram e chegaram a caminhar ao lado dele", disse Tiane. "Eu fiquei muito surpresa. Achei que não tinha mais jacaré no parque. Não é lenda", completou. Até as 16h30 desta segunda-feira (29), a fotografia tirada por ela já havia sido compartilhada quase três mil vezes.
Um policial militar que atendia uma ocorrência no Parque Barigui na tarde de sábado confirmou a veracidade da foto e a aparição do jacaré. O soldado Kaliu de Oliveira relembra que dezenas de curiosos se aglomeraram para ver e fotografar o bicho. "As pessoas estavam mais curiosas que com medo. Juntaram umas 20 ou 30 pessoas", disse.
Assim que o jacaré retornou ao lago, a Polícia Militar (PM) avisou a Guarda Municipal, responsável pela segurança em parques. A supervisora da Guarda, Lourdes Góes, disse que, após esta aparição, o jacaré não foi mais visto. "Ao menos, não fomos acionados", afirmou.
Ela acredita que o réptil tenha sido solto no parque por alguém que o trouxe clandestinamente a Curitiba e que desistiu de ficar com ele. "Infelizmente, as pessoas trazem os jacarés ainda pequenos de outros estados. Os bichos crescem, aí, elas abandonam aqui [no Barigui]", afirmou.
Buscas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que deslocou uma equipe ao Parque Barigui nesta segunda-feira (29), a fim de tentar localizar o réptil. A orientação é que as pessoas evitem chegar perto do animal, já que ele pode atacar caso se sinta ameaçado.
Este não é o primeiro registro de aparições de jacarés no Parque Barigui. Segundo a Guarda Municipal, alguns animais viviam no parque, provavelmente após terem sido soltos por ali.
Em 2007, pelo menos três deles eram vistos com frequência no Barigui. Um deles chegou a atacar um cão. Depois disso, a prefeitura decidiu capturar os jacarés e retirá-los do parque.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a última vez que um jacaré foi retirado do Barigui foi em 2009. Na ocasião, um espécime de grande porte - que ficou conhecido como "Jacaré do Barigui" - foi capturado e encaminhado ao Zoo de Curitiba, onde permanece até hoje. (Veja crônica publicada pelo jornalista Célio Martins sobre o assunto)
Segundo a Secretaria, posteriormente houve aparições de outros jacarés no Barigui, mas estes não foram pegos pelas autoridades.
VIDA E CIDADANIA | 1:18
A advogada Tiane Melo gravou o instante em que o jacaré cruzou a ciclovia do Parque Barigui. O réptil aparentava estar tranquilo. Várias pessoas aproveitaram para fotografar e filmar o animal
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião