• Carregando...

O fortalecimento do turismo e o resgate cultural são as justificativas de um vereador tucano para mudar a grafia do nome da cidade de Foz do Iguaçu, um dos principais destinos turísticos do país, para Foz do Iguassu. No próximo dia 30 uma audiência pública vai discutir o polêmico projeto-de-lei na Câmara de Vereadores.

A proposta do vereador Djalma Pastorello (PSDB), que já tramita na Câmara, alega que a grafia com 'ss' aproxima a palavra do idioma inglês, que não usa o 'ç', e ainda promove o regate cultural - o nome da cidade era originalmente grafado como Iguassu. Ainda de acordo com o parlamentar, tirar o sinal gráfico embaixo da letra 'c' é uma forma de facilitar a vida dos estrangeiros que encontram dificuldade de assimilar o 'ç'.

Dificuldades

Para Pastorello, povos de outros países têm grande dificuldade em grafar o nome da cidade e, comumente, substituem o 'ç' por 'ss'. Na justificativa do projeto, o tucano cita o ''idioma mais utilizado em todo o mundo'', o inglês, que não tem o 'ç' em seu alfabeto e, por isso, quando escreve Foz do Iguaçu, acaba grafando como 'Iguassu Falls'. A mesma situação vale para o espanhol, ''segunda língua mais falada do mundo'', bem como o alemão, italiano, francês, entre outras. - Nossa cidade depende de divulgação para atrair mais turistas, contribuindo para o incremento de nossa economia. Sendo assim, devemos procurar facilitar o trabalho de divulgação e não dificultar como hoje acontece pela grafia com letra que não existe nos alfabetos mais usados do mundo. A alteração da grafia de Iguaçu para Iguassu dará um caráter internacional à denominação de nosso município - argumenta o vereador.

InteratividadeVocê concorda com a mudança? Participe da fórum.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]